Bem-Estar

Caminhada após a refeição faz bem à saúde?

Caminhar pode oferecer vários benefícios para a saúde. É um exercício simples que favorece a saúde cardíaca, facilita a queima de calorias e pode melhorar o humor. Mas é saudável caminhar depois de comer? Embora alguns estudos sugiram que sim, outros duvidam.

Aquela caminhadinha após o almoço… Foto: Andrea Piacquadio / Pexels

Possíveis benefícios de caminhar depois de comer

Caminhar é uma atividade de baixo impacto que pode ser facilmente incorporada à rotina diária. Às vezes, é realizada após a ingestão de alimentos. Nesse sentido, há estudos que sugerem que este é um hábito com benefícios para o organismo. Quais?

Pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue

Um ponto chave no controle da diabetes é praticar atividade física regular. Um ensaio clínico controlado, no qual participaram pessoas com diabetes tipo 2, descobriu que os níveis de açúcar daqueles que caminharam após as refeições principais foram menores do que os daqueles que caminharam apenas uma vez por dia.

Os resultados deste estudo sugerem que comer restringindo a ingestão de carboidratos e fazer uma caminhada curta, de aproximadamente 10 minutos após cada refeição, pode reduzir a probabilidade de picos excessivos de açúcar no sangue.

Outro estudo publicado na Diabetes Care mostra que caminhadas leves e moderadas melhoram o controle glicêmico em idosos por 24 horas.

Jovem com diabetes

Algumas evidências sugerem que fazer uma caminhada após as refeições principais pode ajudar a reduzir os picos de glicose no sangue.

Em contraste, um artigo publicado pelo The Journal of Nutrition afirma que caminhadas moderadas após as refeições não têm efeitos benéficos sobre a glicose no sangue em adultos com risco de doença cardiovascular.

Pode cuidar da saúde do coração

Os exercícios desempenham um papel importante para manter o coração saudável. Caminhar todos os dias pode reduzir o risco de doenças cardíacas. De acordo com uma publicação na revista Current Opinion in Cardiology, passar mais tempo caminhando tem mais benefícios para a saúde cardiovascular, a circulação e a pressão arterial.

Portanto, caminhar depois de comer parece ser uma prática favorável para cuidar do coração. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças de até 17 anos pratiquem atividade física moderada por 60 minutos ao dia e adultos por 150 minutos por semana, ou seja, cerca de 30 minutos por dia.

Pode melhorar a digestão

Conforme explicado em um artigo na revista BioMed Research International, caminhar depois de comer pode melhorar a digestão graças ao efeito anti-inflamatório que vem da prática da atividade física. Quando o corpo se exercita, a gordura visceral é reduzida e ocorrem alterações metabólicas de lipídios e glicose que podem reduzir o estado inflamatório.

Acredita-se que o exercício também facilite o trânsito intestinal como resultado de uma melhor digestão dos alimentos e absorção de substâncias, de acordo com um estudo publicado no World Journal of Clinical Cases.

Apesar desses estudos, é necessário mencionar que mais pesquisas são necessárias a esse respeito para confirmar a eficácia do exercício físico na melhora da digestão.

Caminhada é ótima para saúde, mas deve-se tomar alguns cuidados Foto: Sebastian Voortman / Pexels

Possíveis efeitos adversos de caminhar depois de comer

Há poucas evidências dos efeitos adversos de caminhar depois de comer, mas eles podem ocorrer. Algumas pessoas apresentam sintomas incômodos. Nós vamos detalhá-los a seguir.

Dor de estômago

Os sintomas de dor de estômago incluem indigestão, náusea, vômito, distensão abdominal, gases, diarreia e dor. Isso se deve a uma alta ingestão de carboidratos ou a problemas na digestão de alimentos ingeridos na refeição. Para evitar isso, é aconselhável aguardar cerca de 30 minutos antes de caminhar.

Dor abdominal depois de comer

Caminhar depois de comer parece incomodar o estômago de algumas pessoas. No entanto, ainda faltam evidências que comprovem isso.

Refluxo gastroesofágico

De acordo com um estudo sobre a influência do estilo de vida nos episódios de refluxo, o exercício pode desencadear uma sensação de regurgitação em pessoas saudáveis ​​e com doença do refluxo gastroesofágico. Segundo o artigo, quanto maior a intensidade da atividade física, mais frequentes são os episódios de refluxo.

Dicas para caminhar depois de comer

Para colher os potenciais benefícios de caminhar depois de comer, vale a pena experimentar as dicas a seguir:

  • Conforme estudos anteriores explicaram, é aconselhável caminhar entre 10 e 15 minutos após cada refeição principal do dia. Na verdade, isso permite que você complete o tempo de atividade física recomendado pela OMS.
  • Caminhe rapidamente. Trotar e correr não são exercícios sugeridos após as refeições, pois a alta intensidade dessas atividades pode causar refluxo ou dor de estômago.
  • O Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos lembra que caminhar de forma moderada é caminhar até 5 km por hora, sem gerar alterações significativas na respiração ou na frequência cardíaca.
  • Estar confortável é a chave para aproveitar o passeio. Portanto, você deve tentar usar roupas largas e sapatos que apoiem os calcanhares.
  • Por fim, é fundamental beber água para se manter hidratado.
  • A reação do corpo ao caminhar depois de comer depende de fatores como saúde, condição física, e da intensidade com que a atividade é realizada. Se você já teve uma doença anterior, é melhor consultar seu médico para confirmar se é apropriado iniciar uma rotina de exercícios moderados ou intensos.

Tenha um excelente dia!

Todo o conteúdo do site Solaria é apenas para fins informativos e não substitui o trabalho de um profissional da saúde. Este artigo não se destina a fornecer aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento. Se você precisar de uma urgência médica, ligue imediatamente para o seu médico ou para o SAMU: 192.

Sobre o Autor

Redação da Solaria em Solaria Saúde e Bem-Estar | Website | + posts

Equipe de especialistas da Solaria

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo