Bem-EstarNutrição

Conheça 9 Substâncias Naturais que Ajudam no Combate a Diabetes Tipo 2

O diabetes tipo 2 se desenvolve quando a capacidade do corpo de processar a glicose como combustível fica prejudicada, resultando em muito açúcar circulando na corrente sanguínea. Os diabéticos tipo 2 podem necessitar de injeções diárias de insulina para compensar a falta de produção adequada de insulina no pâncreas, uma condição perigosa se não tratada.

Foto: PhotoMIX Company/ Pexels

Anteriormente chamada de diabetes de início na idade adulta, essa condição crônica se tornou tão onipresente nos Estados Unidos que agora é comum em pessoas mais jovens. Os sintomas do diabetes tipo 2 podem passar despercebidos por anos e podem incluir:

  • Aumento da fome e / ou sede
  • Micção frequente
  • Visão embaçada
  • Feridas de cicatrização lenta e / ou infecções frequentes
  • Dormência ou formigamento nas mãos e pés

Embora não haja cura a diabetes tipo 2 é altamente responsivo a mudanças no estilo de vida, como perder peso, praticar exercícios regularmente e fazer ajustes dietéticos saudáveis.

Compilamos uma lista de nove substâncias naturais para o diabetes tipo 2 que demonstraram clinicamente ajudar a melhorar os sinais e, potencialmente, reverter os sintomas desta condição.

Vitamina D

A vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura produzida endogenamente pelo corpo quando exposta à luz solar e está presente em certos alimentos e suplementos. A vitamina D promove inúmeras atividades biológicas, incluindo absorção de cálcio, crescimento e reparo ósseo e metabolismo da glicose. É o impacto positivo da vitamina D no açúcar no sangue que a torna um nutriente indispensável para ajudar os diabéticos e pré-diabéticos.

Uma meta-análise detalhada de 37 estudos descobriu que a suplementação de vitamina D foi associada a uma melhora significativa na glicemia de jejum e hemoglobina A1C em indivíduos com diabetes tipo 2, e uma melhora na resistência à insulina em diabéticos tipo 2 e mulheres diabéticas grávidas. A vitamina D pode fornecer o benefício adicional de reduzir a inflamação em pacientes com diabetes tipo 2, de acordo com um estudo de 2020.

Estes são alguns dos produtos citados, sugerimos alguns abaixo e recomendamos o site como confiável para compra:

Probióticos

Os probióticos são um suplemento bem conhecido para a saúde intestinal, mas você sabia que eles podem ajudar na saúde dos diabéticos? Objeto de muitas pesquisas, a suplementação de probióticos demonstrou melhorar vários biomarcadores em pacientes diabéticos, tornando os probióticos, tanto a partir de alimentos fermentados quanto na forma de suplemento, no topo da lista de terapias adjuvantes seguras para diabetes tipo 2.

Publicado na revista Pharmacological Research, uma revisão e meta-análise de ensaios clínicos randomizados sobre os efeitos da suplementação de probióticos e prebióticos em pacientes diabéticos descobriu que eles diminuíram significativamente as proteínas C reativas que marcam o estresse oxidativo em comparação com os placebos.

Além disso, a suplementação de probióticos e prebióticos foi encontrada para aumentar a capacidade antioxidante total entre pacientes com diabetes. A suplementação com um probiótico de alta qualidade foi associada em outro estudo com melhora significativa na hemoglobina glicada e nos níveis de insulina em jejum em pacientes com diabetes tipo 2.

Magnésio

Estima-se que 61% dos adultos norte-americanos são deficientes em magnésio. A baixa ingestão desse nutriente crítico está associada a maiores riscos de doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares, osteoporose e diabetes tipo 2. Os diabéticos tipo 2 podem ser ainda mais sensíveis à deficiência, uma vez que o magnésio é necessário para o pâncreas na produção de insulina.

Expondo pesquisas que mostram que maiores ingestões dietéticas de magnésio (Mg) parecem corresponder a menores taxas de diabetes, um estudo de 2016 revisou estudos randomizados controlados elegíveis e descobriu que o tratamento com magnésio reduziu a glicose plasmática em jejum e melhorou os parâmetros de sensibilidade à insulina em pacientes com diabetes aqueles em risco de diabetes.

Outros estudos mostram que a deficiência de magnésio pode piorar os sintomas do diabetes, [x] e a suplementação de altas doses pode melhorar a resistência à insulina e pode ajudar a prevenir complicações em pacientes diabéticos tipo 2.

Estes são alguns dos produtos citados, sugerimos alguns abaixo e recomendamos o site como confiável para compra:

Vitamina C

O ácido ascórbico, comumente conhecido como vitamina C , é um poderoso antioxidante que ajuda a proteger as células dos radicais livres, moléculas instáveis ​​que podem causar danos celulares ligados a doenças e envelhecimento. Tal como acontece com todas as vitaminas e minerais, consumir a dose diária recomendada de vitamina C é fundamental para uma saúde ideal, especialmente para diabéticos tipo 2 e aqueles em risco de diabetes.

A deficiência de vitamina C está ligada à inflamação crônica, dor nas articulações e má cicatrização de feridas, sintomas que também são prevalentes entre quem sofre de diabetes tipo 2. Foi demonstrado que a suplementação com vitamina C melhora o controle glicêmico e a pressão arterial em pessoas com diabetes tipo 2, e há evidências que sugerem que a ingestão de vitamina C está inversamente associada ao diabetes tipo 2 .

Assegurar que você consome quantidades adequadas dessa vitamina essencial é fácil e delicioso. Além de um suplemento de alta qualidade, frutas cítricas e bagas são carregadas com vitamina C, assim como pimentões vermelhos e verdes, tomates e verduras como brócolis e couve.

Ômega-3

As gorduras ômega-3 desempenham um papel importante em seu corpo e podem ser especialmente importantes para os diabéticos tipo 2. Esses ácidos graxos essenciais fornecem estrutura às membranas celulares e são encontrados no cérebro, retina e espermatozoides em altas concentrações. Estudos demonstram que as gorduras ômega-3 podem melhorar a sintomatologia associada ao diabetes tipo 2, aumentando o metabolismo e reduzindo os riscos de comorbidades.

Um estudo com pacientes diabéticos tipo 2 que receberam nutrição líquida descobriu que aqueles que consumiram uma fórmula rica em ômega-3 tiveram respostas de glicose no sangue significativamente mais baixas em comparação com os pacientes que consumiram a fórmula nutricional padrão. Eles também demonstraram mais energia com concentrações de insulina significativamente mais baixas.

Alimentos como peixes gordurosos capturados na natureza, semente de linhaça e sementes de chia são ricos em ômega-3. As nozes são outra grande fonte e podem até melhorar os parâmetros metabólicos em diabéticos tipo 2.

Estes são alguns dos produtos citados, sugerimos alguns abaixo e recomendamos o site como confiável para compra:

Curcumina

Classificado como superalimento, é uma das substâncias naturais mais potentes para a prevenção de doenças, incluindo diabetes tipo 2. A curcumina é o principal ingrediente ativo da cúrcuma, responsável pela cor laranja brilhante e, possivelmente, pelos notáveis ​​efeitos anti-inflamatórios da cúrcuma.

Um estudo do Japão descobriu que os curcuminóides e os sesquiterpenóides (outro terpeno da cúrcuma) suprimem os aumentos nos níveis de glicose no sangue em camundongos diabéticos tipo 2. Outro estudo publicado na revista Diabetes Care descobriu que a curcumina pode ser uma terapia eficaz para prevenir o diabetes tipo 2 em grupos pré- diabéticos.

No estudo, os indivíduos receberam prescrição de suplemento de curcumina ou placebo por nove meses. Após o período de tratamento, 16,4% dos indivíduos no grupo do placebo foram diagnosticados com diabetes tipo 2, enquanto ninguém no grupo do suplemento de curcumina atendeu aos critérios de diagnóstico.

Além disso, o grupo do suplemento de curcumina apresentou menor nível de resistência à insulina e melhor funcionamento celular de acordo com a avaliação do modelo homeostático (HOMA).

Psyllium

Psyllium é uma fibra vegetal solúvel usada para tratar distúrbios intestinais e estimular a regularidade, mas também pode ser uma terapia útil para regular os níveis de colesterol e açúcar no sangue na dieta.

Os benefícios associados à ingestão dessas fibras formadoras de gel incluem a redução do colesterol sérico e a melhoria do controle glicêmico em pacientes com risco de desenvolver diabetes tipo 2, tornando uma dose diária de psyllium uma adição eficaz ao programa de prevenção do diabetes.

Um estudo de 2002 sobre psyllium em pacientes diabéticos tipo 2 indicou um efeito terapêutico benéfico no controle metabólico , bem como uma diminuição do risco de doença cardíaca coronária. Os pesquisadores concluíram que o consumo de psyllium não afetou adversamente as concentrações de vitaminas ou minerais nos pacientes, dissipando o medo comum de que o psyllium anule os benefícios dos suplementos vitamínicos e minerais.

Estes são alguns dos produtos citados, sugerimos alguns abaixo e recomendamos o site como confiável para compra:

Gengibre

A raiz de gengibre tem sido usada em preparações culinárias e medicinais há milhares de anos. É um remédio caseiro popular para doenças como resfriado comum, náuseas e dor de estômago, mas também pode ser uma ajuda para pessoas com diabetes tipo 2.

Um estudo iraniano sobre a suplementação de gengibre descobriu que 3 gramas de gengibre em pó diariamente durante três meses melhoraram os índices glicêmicos e de lipoproteína e aumentaram a capacidade antioxidante total em indivíduos pré-diabéticos.

Gengibre
Gengibre Foto: Pixabay / Pexels

Outros estudos apoiam o uso de suplementação de gengibre como um tratamento eficaz para a prevenção de complicações do diabetes tipo 2. Claro, você pode adicionar gengibre fresco ou seco para smoothies, sopas e outras receitas, mas pode ser difícil para consumir quantidades terapêuticas desta erva picante sem a adição de um suplemento.

Canela

A canela ganhou notoriedade como uma terapia útil para o diabetes tipo 2 quando um estudo de 2003 sugeriu que uma pequena quantidade de canela por dia poderia reduzir os níveis de glicose no sangue em jejum. Enquanto a medicina tradicional reluta em promover substâncias naturais para a manutenção da saúde, a longa história de uso da canela como tempero antidiabético forçou a ciência a reconhecer seu potencial.

Um estudo publicado na revista Diabetes, Obesity and Metabolism reconheceu essa história, bem como o potencial da canela como terapia adjuvante antidiabética.

Foto: Mareefe / Pexels

Uma meta-análise de 2011 de estudos clínicos sobre os efeitos da ingestão de canela em pessoas com diabetes tipo 2 e / ou pré-diabetes descobriu que o consumo de canela (inteira ou extrato) resulta em uma redução estatisticamente significativa dos níveis de glicose no sangue em jejum. A suplementação de canela também diminuiu significativamente a pressão arterial sistólica e diastólica em pacientes com diabetes tipo 2.

Estes são alguns dos produtos citados, sugerimos alguns abaixo e recomendamos o site como confiável para compra:

Tenha um excelente dia!

Todo o conteúdo do site Solaria é apenas para fins informativos e não substitui o trabalho de um profissional da saúde. Este artigo não se destina a fornecer aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento. Se você precisar de uma urgência médica, ligue imediatamente para o seu médico ou para o SAMU: 192.

Referências

  • Mayo Clinic, Diseases & Conditions, Type 2 diabetes, https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/type-2-diabetes/symptoms-causes/syc-20351193
  • National Institutes of Health, Office of Dietary Supplements, Fact Sheets, Vitamin-D, https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminD-HealthProfessional/
  • Reza Sahebi, Majid Rezayi, Maryam Emadzadeh, Maryam Salehi, Maryam Tayefi, Seyed Mostafa Parizadeh, Negin Behboodi, Azam Rastgar-Moghadam, Jasmin Kharazmi Khorassani, Sara Kharazmi Khorassani, Majid Ghamadour, Gordon A Ferns. Os efeitos da suplementação de vitamina D nos índices de controle glicêmico em diabéticos iranianos: uma revisão sistemática e meta-análise. Complement Ther Clin Pract . Fev 2019; 34: 294-304. Epub 2018 19 de dezembro. PMID: 30712741
  • Cynthia El Hajj, Stéphane Walrand, Mariana Helou, Kaissar Yammine. Efeito da suplementação de vitamina D sobre marcadores inflamatórios em pacientes libaneses não obesos com diabetes tipo 2: um ensaio clínico randomizado. Nutrientes. 9 de julho de 2020; 12 (7). Epub 2020, 9 de julho. PMID: 32659891
  • Hui Juan Zheng, Jing Guo, Jia Qi, Shan Huang Yi, Wei Jun Huang, Wen Ting Zhang, Fan Zhang, Wei Jing Liu, Yao Xian Wang. O efeito da suplementação probiótica e simbiótica em biomarcadores de inflamação e estresse oxidativo em pacientes diabéticos: uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados. Pharmacol Res . 19 de fevereiro de 2019. Epub 19 de fevereiro de 2019. PMID: 30794924
  • Kecheng Yao, Linghai Zeng, Qian He, Wei Wang, Jiao Lei, Xiulan Zou. Efeito dos probióticos na glicose e no metabolismo lipídico no diabetes mellitus tipo 2: uma meta-análise de 12 ensaios clínicos randomizados. Med Sci Monit . 22 de junho de 2017; 23: 3044-3053. Epub 2017, 22 de junho. PMID: 28638006
  • Oregon State University, Linus Pauling Institute, Micronutrient Information Center, https://lpi.oregonstate.edu/mic/micronutrient-inadequacies/overview#magnesium
  • Oregon State University, Linus Pauling Institute, Micronutrient Information Center, https://lpi.oregonstate.edu/mic/micronutrient-inadequacies/overview#magnesium
  • N Veronese, SF Watutantrige, C Luchini, M Solmi, G Sartore, G Sergi, E Manzato, M Barbagallo, S Maggi, B Stubbs. Efeito da suplementação de magnésio no metabolismo da glicose em pessoas com ou em risco de diabetes: uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados duplo-cegos. Eur J Clin Nutr . 17 de agosto de 2016. Epub 17 de agosto de 2016. PMID: 27530471
  • Sonny Bherwani, Srushtee Bipin Jibhkate, AS Saumya, Sitendu Kumar Patel, Ritu Singh, LH Ghotekar. Hipomagnesemia: um fator de risco modificável de nefropatia diabética. Horm Mol Biol Clin Investig . 2016 de 14 de julho. Epub 2016 de 14 de julho. PMID: 27416617
  • M de Lordes Lima, T Cruz, JC Pousada, LE Rodrigues, K Barbosa, V Canguçu. O efeito da suplementação de magnésio em doses crescentes no controle do diabetes tipo 2. Diabetes Care . Maio de 1998; 21 (5): 682-6. PMID: 9589224
  • National Institutes of Health, Office of Dietary Supplements, Fact Sheets, Vitamin C, https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminC-Consumer/
  • National Institutes of Health, Office of Dietary Supplements, Fact Sheets, Vitamin C, https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminC-Consumer/
  • Shaun A Mason, Michelle A Keske, Glenn D Wadley. Efeitos da suplementação de vitamina C no controle glicêmico e fatores de risco cardiovascular em pessoas com diabetes tipo 2: uma revisão sistemática avaliada pelo GRADE e meta-análise de ensaios clínicos randomizados. Diabetes Care . Fevereiro de 2021; 44 (2): 618-630. PMID: 33472962
  • Xiaoxiao Li, Xinliang Wang, Jie Wei, Tubao Yang. [Relação entre vitamina C na dieta e diabetes tipo 2]. Ban Zhong Nan Da Xue Xue Bao Yi Xue . 28 de outubro de 2015; 40 (10): 1109-14. PMID: 26541845
  • National Institutes of Health, Dietary Supplement Fact Sheets, ômega-3 ácidos graxos, https://ods.od.nih.gov/factsheets/Omega3FattyAcids-HealthProfessional/
  • Anne Coble Voss, Kevin C Maki, W Timothy Garvey, Deborah S Hustead, Carolyn Alish, Brenda Fix, Vikkie A Mustad. Efeito de duas fórmulas de alimentação por sonda modificadas com carboidratos nas respostas metabólicas em pacientes com diabetes tipo 2. Nutrição . Outubro de 2008; 24 (10): 990-7. Epub 21 de agosto de 2008. PMID: 18718737
  • LC Tapsell, MJ Batterham, G Teuss, SY Tan, S Dalton, CJ Quick, LJ Gillen, KE Charlton. Efeitos a longo prazo do aumento da gordura poliinsaturada da dieta de nozes sobre os parâmetros metabólicos no diabetes tipo II. Eur J Clin Nutr . Agosto de 2009; 63 (8): 1008-15. Epub 2009, 8 de abril. PMID: 19352378
  • Tozo Nishiyama, Tatsumasa Mae, Hideyuki Kishida, Misuzu Tsukagawa, Yoshihiro Mimaki, Minpei Kuroda, Yutaka Sashida, Kazuma Takahashi, Teruo Kawada, Kaku Nakagawa, Mikio Kitahara. Curcuminóides e sesquiterpenóides em cúrcuma (Curcuma longa L.) suprimem um aumento no nível de glicose no sangue em camundongos KK-Ay diabéticos tipo 2. J Agric Food Chem . 23 de fevereiro de 2005; 53 (4): 959-63. PMID: 15713005
  • Somlak Chuengsamarn, Suthee Rattanamongkolgul, Rataya Luechapudiporn, Chada Phisalaphong, Siwanon Jirawatnotai. Extrato de curcumina para prevenção de diabetes tipo 2. Diabetes Care . Novembro de 2012; 35 (11): 2121-7. Epub 6 de julho de 2012. PMID: 22773702
  • Roger D Gibb, Johnson W McRorie, Darrell A. Russel, Vic Hasselblad, David A. D’Alessio. A fibra psyllium melhora o controle glicêmico proporcional à perda de controle glicêmico: uma meta-análise de dados em indivíduos euglicêmicos, pacientes com risco de diabetes mellitus tipo 2 e pacientes em tratamento para diabetes mellitus tipo 2. Am J Clin Nutr . 11 de novembro de 2015. Epub 11 de novembro de 2015. PMID: 26561625
  • M Sierra, JJ García, N Fernández, MJ Diez, AP Calle. Efeitos terapêuticos do psyllium em pacientes diabéticos tipo 2. Eur J Clin Nutr. Setembro de 2002; 56 (9): 830-42. PMID: 12209371
  • Farzad Shidfar, Asadollah Rajab, Tayebeh Rahideh, Nafiseh Khandouzi, Sharieh Hosseini, Shahrzad Shidfar. O efeito do gengibre (Zingiber officinale) em marcadores glicêmicos em pacientes com diabetes tipo 2. J Complement Integr Med . 10 de fevereiro de 2015. Epub 10 de fevereiro de 2015. PMID: 25719344
  • Tahereh Arablou, Naheed Aryaeian, Majid Valizadeh, Faranak Sharifi, Aghafatemeh Hosseini, Mahmoud Djalali. O efeito do consumo de gengibre no estado glicêmico, perfil lipídico e alguns marcadores inflamatórios em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Int J Food Sci Nutr . 4 de fevereiro de 2014. Epub 4 de fevereiro de 2014 PMID: 24490949
  • Natalia de Las Heras, María Valero-Muñoz, Beatriz Martín-Fernández, Sandra Ballesteros, Antonio López-Farré, Baltasar Ruiz-Roso, Vicente Lahera. Fatores moleculares envolvidos nos efeitos hipolipemiantes e de sensibilização à insulina de um extrato de gengibre (Zingiber officinale Roscoe) em ratos alimentados com uma dieta rica em gordura. Appl Physiol Nutr Metab . Fevereiro de 2017; 42 (2): 209-215. Epub 2016, 2 de novembro. PMID: 28125276
  • Canela melhora a glicose e os lipídios de pessoas com diabetes tipo 2. Alam Khan, Mahpara Safdar, Mohammad Muzaffar Ali Khan, Khan Nawaz Khattak, Richard A. Anderson. Diabetes Care. Dezembro de 2003, 26 (12) 3215-3218;
  • DOI: 10.2337 / diacare.26.12.3215
  • Kirkham S, Akilen R, Sharma S, Tsiami A. O potencial da canela para reduzir os níveis de glicose no sangue em pacientes com diabetes tipo 2 e resistência à insulina. Diabetes Obes Metab . Dezembro de 2009; 11 (12): 1100-13. doi: 10.1111 / j.1463-1326.2009.01094.x. PMID: 19930003 .
  • Paul A. Davis, Wallace Yokoyama. A ingestão de canela reduz a glicose no sangue em jejum: meta-análise. J Med Food . Set 2011; 14 (9): 884-9. Epub 11 de abril de 2011 PMID: 21480806
  • Navid Jamali, Mohammad Jalali, Javad Saffari-Chaleshtori, Mohammad Samare-Najaf, Ali Samareh. Efeito da suplementação de canela na pressão arterial e parâmetros antropométricos em pacientes com diabetes tipo 2: uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos. Diabetes Metab Syndr . 30 de janeiro de 2020; 14 (2): 119-125. Epub 2020, 30 de janeiro. PMID: 32032898

Sobre o Autor

Redação da Solaria em Solaria Saúde e Bem-Estar | Website | + posts

Equipe de especialistas da Solaria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo